quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tesouro Nacional disponibiliza recursos para financiar exportações brasileiras

A Secretaria do Tesouro Nacional autorizou, por meio Portaria nº 5/2015, publicada hoje no DOU a emissão de R$ 19 milhões para equalização das taxas de juros dos financiamentos à exportação de bens e serviços brasileiros amparados pelo Programa de Financiamento às Exportações - Proex.

A equalização permite que a exportação seja financiada pelas instituições financeiras no país e no exterior, na qual o Proex assume partes dos encargos financeiros, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional e pode ser contratada por empresas brasileiras de qualquer porte. O percentual equalizável pode chegar a até 100% do valor da exportação.

Além da modalidade equalização, o Proex também financia a comercialização às exportações, para empresas com faturamento bruto anual até R$ 600 milhões. O prazo de pagamento variam entre 60 dias a 10 anos de pagamento e a taxa de juros aplicável é extremamente competitiva (inferior a 1% a.a.).

Desde 2010, diversos setores de serviços foram contemplados no Proex e podem ser elegíveis, mas poucas empresas têm conhecimento desse importante mecanismo de apoio às exportações.

Apresentamos dados estatísticos disponibilizados pela CAMEX com os principais mercados que em que os exportadores brasileiros utilizaram o Proex Equalização em 2013:




Fonte: Secretaria Executiva da CAMEX
Elaboração: Dalston Consultoria e Tecnologia da Informação

Texto elaborado por: janepinhoconsultora@blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário