terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os modos de prestação no comércio exterior de serviços do Brasil

Para se ter uma ideia da importância dos modos de prestação no comércio exterior brasileiro, vejamos as estatísticas de 2013 do Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv):

 

Como podemos observar, o Comércio Transfronteiriço (Modo 1) é o principal modo de prestação do Comércio Exterior brasileiro de serviços, tanto nas exportações quanto nas importações, segundo as estatísticas oficiais do MDIC e RFB obtidas por meio do Siscoserv em relação ao ano de 2013. As estatísticas do Modo 3 não são apresentadas porque se referem ao faturamento obtido com a presença comercial de afiliadas estrangeiras e não às vendas ou aquisições de serviços.

            Esses dados contrariam a afirmação de que os serviços não são transacionáveis no mercado externo (tradables), ainda hoje defendida por algumas correntes no Brasil. Os avanços tecnológicos propiciados pelas tecnologias da informação, em especial a rede mundial de computadores os novos modelos de negócios e métodos de pagamentos, derrubaram definitivamente tal afirmação.

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