Para se ter uma ideia da importância dos modos de prestação no
comércio exterior brasileiro, vejamos as estatísticas de 2013 do Sistema
Integrado do Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv):
Como podemos observar, o Comércio Transfronteiriço (Modo 1) é o
principal modo de prestação do Comércio Exterior brasileiro de serviços, tanto
nas exportações quanto nas importações, segundo as estatísticas oficiais do
MDIC e RFB obtidas por meio do Siscoserv em relação ao ano de 2013. As
estatísticas do Modo 3 não são apresentadas porque se referem ao faturamento
obtido com a presença comercial de afiliadas estrangeiras e não às vendas ou
aquisições de serviços.
Esses dados contrariam a afirmação
de que os serviços não são transacionáveis no mercado externo (tradables), ainda hoje defendida por
algumas correntes no Brasil. Os avanços
tecnológicos propiciados pelas tecnologias da informação, em especial a rede
mundial de computadores os novos modelos de negócios e métodos de pagamentos, derrubaram
definitivamente tal afirmação.
Como podemos observar, o Comércio Transfronteiriço (Modo 1) é o
principal modo de prestação do Comércio Exterior brasileiro de serviços, tanto
nas exportações quanto nas importações, segundo as estatísticas oficiais do
MDIC e RFB obtidas por meio do Siscoserv em relação ao ano de 2013. As
estatísticas do Modo 3 não são apresentadas porque se referem ao faturamento
obtido com a presença comercial de afiliadas estrangeiras e não às vendas ou
aquisições de serviços.
Esses dados contrariam a afirmação
de que os serviços não são transacionáveis no mercado externo (tradables), ainda hoje defendida por
algumas correntes no Brasil. Os avanços
tecnológicos propiciados pelas tecnologias da informação, em especial a rede
mundial de computadores os novos modelos de negócios e métodos de pagamentos, derrubaram
definitivamente tal afirmação.
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